Notícias

15/04/2010

Sistema de bolsas do Unasp auxilia o desenvolvimento do aluno

Autor: Kelly Oliveira

A maioria dos jovens brasileiros sai do ensino médio com uma aspiração: a faculdade. Mas esse sonho muitas vezes custa caro e nem sempre a família dispõe de recursos para concretizá-lo. Todo o ano o Centro Universitário Adventista de São Paulo, Unasp, disponibiliza uma cota de bolsas de estudos com o intuito de atender as  necessidades financeiras dos  alunos.

As bolsas oferecidas possuem um diferencial. Ao receber o desconto, o aluno dedicará algumas horas de atividades educativas. As atividades serão desempenhadas dentro do campus nos diversos setores da instituição, como coordenação dos cursos, biblioteca, restaurante, marcenaria, construção. E existe também a oportunidade de ser aluno bolsista em setores da área em que se estuda. Há alunos que cumprem suas horas de bolsa na Rádio Unasp, na Agência Zoom de Publicidade Zoom ou na Agência de Jornalismo, etc.

Percilha Castro, responsável pelo Serviço de Atendimento ao Aluno, o SAA do Unasp, campus Engenheiro Coelho, já explica o procedimento de pedido de bolsas para 2011. “A partir de agosto o formulário estará disponível na internet, no próprio site do Unasp, e o candidato deverá mandar devidamente preenchido, via correio”. O formulário será avaliado por uma comissão. Caso o aluno seja escolhido, o setor entra em contato por telefone ou por e-mail. Lembrando que um dos principais aspectos analisados é a veracidade da documentação e autobiografia.

Todo o ano, centenas de alunos são beneficiados. Este sistema além de ajudar o estudante financeiramente, contribui com a vida profissional. A responsável pela Biblioteca Universitária do campus, Kátia Vieira, fala da importância do trabalho que o aluno bolsista desenvolve. “Aqui eles aprendem uma atividade que, muitas vezes, não conheciam antes. E isso acaba somando na vida profissional”.

A maranhense Elinete Rodrigues Reis, estudante do 4º ano de Direito, aluna bolsista da instituição, revela o que aprendeu com as atividades desenvolvidas no Unasp. “Aprendi a ser grata, ser dependente de Deus, respeitar as pessoas. Aqui aprendi a respeitar a opinião dos outros, a ser paciente, humilde, organizar e aproveitar melhor o meu tempo. E que não importa o setor em que você trabalha aqui, tudo contribui para a sua formação.”

A equatoriana, Lizbeth Kanyat se formou no curso de Publicidade e Propaganda em 2009 e conta que trabalhou na lavanderia, biblioteca e na rádio do campus. Relata que todos os trabalhos ajudaram no crescimento e na superação de desafios. “O trabalho na área de marketing desenvolvido na Rádio, por exemplo, foi fundamental na hora de procurar emprego”, diz  Lizbeth.