GRADUAÇÃO

Engenharia Civil



  • O Curso
  • Equipe
  • Matriz Curricular e Conteúdos
  • Laboratórios
  • Projetos
  • Empresa Júnior
  • Monitorias
  • Estágios
  • TCC
  • Atividades Complementares
  • Solicitações
  • Horários de aula
  • Calendário de atvidades
  • SAEC
  • ENADE 2011
  • Pós-graduação

O Curso



Quem acompanha a realidade do crescimento urbano já sabe: atualmente, a Engenharia Civil é uma das áreas de atuação mais procuradas do Brasil. Para quem gosta de cálculos e está disposto a se dedicar para obter o diploma com méritos, o emprego é garantido.

 

O curso de Engenharia Civil do UNASP proporciona uma sólida formação aos seus alunos, tanto no que se refere ao desenvolvimento de projetos, quanto cálculo, além de ferramentas de gerenciamento vivenciadas no campo da Engenharia Civil.

 

Preocupada com as exigências tecnológicas do merdado atual, a instituição oferece modernos laboratórios nas áreas de materiais de construção, solos, hidráulida, topografia, informática, química e física, e dispões de aplicativos computacionais específicos da área de Engenharia Civil.

 

Sob a supervisão de professores qualificados, os futuros engenheiros também podem sentir a realidade da profissão participando da Empresa Modelo, ambiente que os coloca em contato com o desenvolvimento de projetos reais das  diversas áreas de atuação da Engenharia Civil.

 

Durante todo o período de integralização do curso, o aluno é estimulado a participar de eventos científicos, visitas técnicas, projetos de iniciação científica, além de semanas especiais, o que complementa sua formação específica, cultural e humanística.

 

Duração do curso: 10 semestres

Turno: matutino e noturno

Grau de titulação: Bacharel em Engenharia Civil

 

Contatos:

Coordenação do curso - debora.pierini@unasp.edu.br

Secretaria do curso - c2.engenharia@unasp.edu.br

Telefones - (19) 3858-9059 ou 3858-9359

Equipe / Corpo docente



Debora Pierini Gagliardo

Graduada em Engenharia Civil pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP) em 2003 e graduada em Pedagogia pela Faculdade de Tecnologia Hebraico Brasileira Renascença (1997). Tem pós-graduação latu-sensu em Docência Universitária também pelo UNASP (2005), possui mestrado em Engenharia Civil - Estruturas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP - 2008) e é doutoranda em Engenharia de Estruturas também na UNICAMP. Atualmente é coordenadora e professora do curso de Engenharia Civil do UNASP.

debora.pierini@unasp.edu.brwww.unasp-ec.edu.br http://lattes.cnpq.br/7728351738689950
Artur Lenz Sartorti

Graduado em Engenharia Civil pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (2005), mestre em Engenharia Civil de Estruturas pela Universidade Estadual de Campinas (2008) e doutorando em Engenharia de Estruturas na Escola de Engenharia de São Carlos - USP, em fase de elaboração de tese.

artur.sartoti@unasp.edu.brwww.unasp-ec.edu.br  http://lattes.cnpq.br/4917491051827231
Celso Luiz Franzotti

Possui Bacharelado em Física pela Universidade de São Paulo, mestrado em Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo e doutorado em Hidráulica e Saneamento, por esta mesma instituição de ensino. Cursou MBA em Planejamento e Gestão Ambiental pela Universidade Cândido Mendes (Rio de Janeiro). Possui formação de auditor de sistemas de gestão ambiental (ISO 14001) e de sistemas de gestão da qualidade (ISO 9001), atuando nas áreas da qualidade, meio ambiente, gerenciamento de riscos e responsabilidade social.

celso.franzotti@gmail.comwww.unasp-ec.edu.br  http://lattes.cnpq.br/2189546591381314
Eduardo Caron de Campos

Mestre em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba. Especialista em Docência Universitária pelo UNASP - Centro Universitário Adventista de São Paulo. Graduado em Direito. Professor do UNASP - Centro Universitário Adventista de São Paulo e Advogado. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Privado.

eduardo.campos@unasp.edu.brwww.unasp-ec.edu.br  http://lattes.cnpq.br/7789475570412161
Eleonilce Rosa Rossi Gerolin

Possui graduação em Licenciamento em química - Faculade de Filosofia Ciências e Letras (1981), mestrado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Atualmente é professor do Centro Universitário Adventista Engenheiro Coelho. Tem experiência na área de Química, Saneamento Ambiente e Metodologia cientifica na Engenharia Civil.

eleonilce.gerolin@unasp.edu.brwww.unasp-ec.edu.br  http://lattes.cnpq.br/4980885788205275
Elias Antonio Nicolas

Possui graduação em Engenharia Civil, mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (2006).

 elias.nicolas@unasp.edu.brwww.unasp-ec.edu.br  http://lattes.cnpq.br/7731685855346279
Érika Nogueira Pirola

Possui Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (1995). Atualmente é Doutora em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Organização Industrial e Estudos Industriais, atuando principalmente nos seguintes temas: APL, MPE´s, competitividade, valorização da identidade local e promoção do mercado interno e externo.

erika.pirola@unasp.edu.brwww.unasp-ec.edu.br http://lattes.cnpq.br/3865273913180798
Flávio Henrique Lintz

Possui graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1999) , graduação em Diploma de Honra ao Mérito - Primeiro Lugar PUCC pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de São Paulo (2000) , especialização em CM ENGENHEIRO DE CAMPO - CONSTRUÇÃO E MONTAGEM pela Universidade Estadual de Campinas (2008) , especialização em CM - Engenheiro de Campo - Construção e Montagem pela Programa de Mobilização da Industria Nacional de Petróleo e Gás Natural (2008) e mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (2003) . Atualmente é ENGENHERIO CIVIL DE CAMPO - RESIDENTE da Tecla Terraplenagem e Construçòes Ltda e PROFESSOR ENSINO SUPERIOR do Centro Universitário Adventista de São Paulo.

 flavio.lintz@unasp.edu.br www.unasp-ec.edu.br  http://lattes.cnpq.br/8304397939675454
Geraldo Silveira Leite Júnior

Possui Graduação em Engenharia Civil pela UNESP - Universidade Estadual Paulista (1996), Mestrado em Estruturas pela UNICAMP - Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas (2000) e Doutorado em Estruturas também pela UNICAMP (2009). Atualmente é Professor do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio - CEUNSP e do Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP.

geraldo.junior@unasp.edu.brwww.unasp-ec.edu.br  http://lattes.cnpq.br/0295670968841074
Italo Alberto Gatica Rispoli

Doutor em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia Civil Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas junto ao Dpto de Recursos Hídricos, Energéticos e Ambientais - FEC UNICAMP (Abril de 2008); Mestrado em Engenharia Civil junto ao Dpto de Edificações pela FEC UNICAMP (2001); Pós-graduado em Finanças pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL (1993); Graduado em Engenharia Civil pela Universidade de São Francisco (1983); Professor da graduação dos cursos de Engenharia do Centro Universitário de São Paulo unidade de Americana.

italo.rispoli@unasp.edu.brwww.unasp-ec.edu.br  http://lattes.cnpq.br/2915156517084082
Jean Cleudes Gagliardo

Possui graduação em Engenharia Civil pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo - campus Engenheiro coelho (2003) e pós-graduação latu sensu em Docência Universitária - Métodos e Técnicas pela mesma instituição (2008). Mestrando em Estruturas pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas.

jean.gagliardo@unasp.edu.brwww.unasp-ec.edu.br  http://lattes.cnpq.br/1902120828741544
Mario Roberto Barraza Larios

Doutor em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (2000), Mestre em Engenharia Civil - Geotecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1994), Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho (2009) e Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Viçosa (1990). Atualmente é docente dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil do UNASP ? Centro Universitário Adventista de São Paulo, campus Engenheiro Coelho e professor titular da Faculdade Municipal Professor Franco Montoro. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Geotecnia, atuando principalmente nas seguintes áreas: engenharia ambiental, geotecnia ambiental, educação ambiental, meio ambiente e pavimentação.

mario.larios@unasp.edu.br http://lattes.cnpq.br/8802650836515924
Miguel Pereira Stehling

Mestrando em Construcao Civil, enfase em Gestao de empreendimentos em Construcao Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui graduação em engenharia civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e graduação em matematica pelo Centro Universitário Newton Paiva (1981).

miguel.stehling@unasp.edu.brwww.unasp-ec.edu.br  http://lattes.cnpq.br/9529985838994611
Mirian Carvalho Martini

MESTRE em Ciências Biológicas (Biologia Celular) pela Universidade Estadual de Maringá. Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Faculdade Adventista de Enfermagem. Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora do Curso de Direito do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), em Engenheiro Coelho - SP.

 mirian.martini@unasp.edu.brwww.unasp-ec.edu.br http://lattes.cnpq.br/0489732249133272
Myrtes Amaral Domingos Ribeiro

Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Especialista em Pedagogia e Graduada em Pedagogia. Atua como professora dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil do UNASP - Centro Universitário Adventista de São Paulo, campus Engenheiro Coelho. Possui experiência docente em Filosofia e Religião.

myrtes.ribeiro@unasp.edu.brwww.unasp-ec.edu.br  http://lattes.cnpq.br/8721645831543788
Nahor Neves de Souza Júnior

DOUTOR em Engenharia pela Universidade de São Paulo (USP) MESTRE em Geotecnia pela Universidade de São Paulo (USP). Possui Graduação em Geologia pela Universidade Estadual Paulista(UNESP). Diretor da Sub-Sede Brasileira do Geoscience Research Institute - LLU/California. Professor do Curso de Direito do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), em Engenheiro Coelho - SP.

 nahor.junior@unasp.edu.brwww.unasp-ec.edu.br http://lattes.cnpq.br/2628899736351944
Renata Algisi Takeda

Bacharel em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), mestre em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo (1996) e doutora em Engenharia de Transportes também pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professora do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP-campus Engenheiro Coelho).

renata.takeda@unasp.edu.brwww.unasp-ec.edu.br  http://lattes.cnpq.br/5382002910439464
Renato Garibaldi Mauri

Doutor em Educação Física (Unicamp), participou do doutorado-sanduíche em Motricidade Humana (Instituto Piaget), em Portugal. É mestre em Ciências da Religião (Umesp) e graduado em Letras (Fesb, Bragança Paulista) e Filosofia (Unimes, Santos). Desenvolve pesquisa a respeito da distinção entre corpo e carne em Michel Henry. Atualmente participa de um programa pós-doutoral na Universidade Católica de Louvain, na Bélgica.

renato.mauri@unasp.edu.brwww.unasp-ec.edu.br http://lattes.cnpq.br/1087063095361940
Rogério Teixeira da Silva

Pós-Doutorado pelo Departamento de Biossistemas da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ), USP e Pós-Doutorado pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - Engenharia da Irrigação (INCT-EI), ESALQ, USP. Mestre e Doutor em Engenharia Civil na área de Recursos Hídricos da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC, UNICAMP). Possui Graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Bolsista Fapesp (Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado) e bolsista CNPQ (Pós-Doutorado). Colaborou com o desenvolvimento de trabalhos de Câmaras Técnicas ligadas à Gestão de Recursos Hídricos. Revisor de artigos de revistas científicas indexadas. Atualmente atua como docente dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Sistemas para Internet, campus Engenheiro Coelho. Em 2013, ingressou no Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo (UNASP-EC) - primeira turma.

Rogerio.teixeira@unasp.edu.brwww.unasp-ec.edu.br  http://lattes.cnpq.br/2751300992412357
Rosa Cristina Cecche Lintz

Graduação na FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1994), mestrado em CIENCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Materiais e Processos Fabricação pela UNICAMP (2003). Atualmente é professor Pleno da Faculdade de Tecnologia da UNICAMP. Tem experiência na área de Construção Civil, com ênfase em Engenharia Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: desenho, reaproveitamento de materiais alternativos em compósitos e elementos de alvenaria, concreto elevado desempenho, dosagem de concreto, estruturas de concreto.

rosa.lintz@unasp.edu.brwww.unasp-ec.edu.br http://lattes.cnpq.br/3986122703645318
Ruy Ernesto Nobrega Schwantes

Especialização em Analise de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Brasil(1994) e atualmente é professor do Centro Universitário Adventista de São Paulo - campus Engenheiro Coelho na área de química dos materiais para o curso de Engenharia Civil.

 ruy.schwantes@unasp.edu.brwww.unasp-ec.edu.br  http://lattes.cnpq.br/2837731810129512
Stella de Mello Silva

Mestre em Divulgação Cultural e Científica pela UNICAMP/Labjor/IEL. Especialista em Docência Universitária: Métodos e Técnicas - UNASP-EC. Licenciada em Letras Português/Espanhol - UNISA.

stella.silva@unasp.edu.brwww.unasp-ec.edu.br  http://lattes.cnpq.br/4679736292713244
Walter Augusto Fonseca de Carvalho

Doutorando em Estatística pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas, Mestre em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (2001), Especialista em Engenharia de Irrigação (1989) e em Matemática Pura (1998). Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás (1986). Atua como docente dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil do UNASP - Centro Universitário Adventista de São Paulo, campus Engenheiro Coelho.

walter.carvalho@unasp.edu.brhttp://lattes.cnpq.br/8969126952329898
Emerson Verzegnassi

Possui graduação pela Escola de Engenharia de Piracicaba (1998) , graduação em Tecnologia da Construção Civil pela Faculdade de Tecnologia - UNICAMP (1993) e curso-tecnico-profissionalizante pelo Colégio Técnico de Limeira - UNICAMP (1986) . Atualmente é Técnico de Nível Superior do Centro Universitário Adventista de São Paulo e Tecnólogo da Faculdade de Tecnologia - UNICAMP. Tem experiência na área de Engenharia Civil , com ênfase em Construção Civil.

 emerson.verzegnassi@unasp.edu.br www.unasp-ec.edu.br  http://lattes.cnpq.br/0932882596789947
Israel Leandro Santos

 kakule2@yahoo.com.br www.unasp-ec.edu.br
Viviane Kelle Jacundino Porto

Possui graduação em Engenharia Civil pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (2010), e ingressou no programa de pós graduação em Construção Civil na Universidade Federal de São Carlos. Tem trabalhos publicados na área de materiais de construção: concreto leve, agregados para concreto, materiais em situação de incêndio. Interesse na área de estruturas de concreto armado.

 viviane.kelle@unasp.edu.brwww.unasp-ec.edu.br  http://lattes.cnpq.br/6473231790930800

Matriz Curricular e Conteúdos


A organização curricular do curso de Engenharia Civil do UNASP é um processo de construção e visa prover condições de formar engenheiros com o perfil proposto pelo Projeto Pedagógico do Curso.

Segundo recomendações do MEC, a matriz curricular dos cursos de engenharia deve contemplar:

          1. O núcleo de conteúdos básicos (cerca de 30% do total de créditos), com previsão de aulas teóricas e práticas;

          2. O núcleo de conteúdos profissionalizantes (com cerca de 15% do total de créditos);

          3. O núcleo de conteúdos específicos que se constitui em extensões e aprofundamentos dos conteúdos do núcleo profissionalizante, bem como de outros conteúdos destinados a caracterizar a modalidade escolhida - neste caso, Engenharia Civil. 




Matriz curricular


Anexo: matriz curricular.pdf

Ementas e bibliografia


Anexo: ementario.pdf

Laboratórios


O curso de Engenharia Civil do UNASP tem sua formação complementada por trabalhos em laboratórios. Oferecemos no UNASP os seguintes:

 

Laboratório de Materiais de Construção

Este laboratório é utilizado, principalmente, nas disciplinas de materiais de construção e para programas de Iniciação Científica. Também atendemos as construções do UNASP emitindo laudos dos materiais utilizados. Em anexo se encontra uma lista com os ensaios realizados neste laboratório


Anexo: Ensaios do laboratório de Materiais de Construção.pdf

Laboratório de Mecânica dos Solos e Estradas

Este laboratório é utilizado na área de Geotecnia, principalmente, nas diciplinas de Mecânica dos solos e nas de Estradas. Em anexo se encontra uma lista com os ensaios realizados neste laboratório


Anexo: Laboratório de Mecânica dos Solos.pdf

Laboratório de Informática

Neste espaço acontecem aulas teóricas e práticas em diversas disciplinas do curso de engenharia civil, como consta no arquivo em anexo onde são apresentados os principais softwares utilizados em sala de aula, no entanto este espaço também é utilizado ao longo de todo o curso pelos alunos para o desenvolvimento de projetos para a grande maioria das disciplinas profissionalizantes que compõe a matriz do curso.

Este laboratório foi completamente renovado (novos computadores e softwares) para o 2º semestre de 2010. 


Anexo: Laboratório de informática.pdf

Laboratório de Física e Hidraulica

Para a melhor compreensão das áreas básicas do curso dispomos deste laboratório que atende as disciplinas de Física I, II e III e também a disciplina de hidraulica. Contamos com bancadas experimentais completas para experimentos nesta área.




Laboratório de Topografia

Este laboratório se utiliza de modernos equipamentos para aulas de campo tanto de planimetria quanto de altimetria.




Projetos


Semana de Engenharia Civil

Acontece no mês de Outubro, com a participação de alunos e professores. A semana de Engenharia Civil é um evento técnico complementar à formação acadêmica do discente, caracterizada, principalmente, pela participação de empresas e profissionais conhecidos nos ramos de atividade da Engenharia Civil. Trata-se de uma semana especial onde as aulas são substituídas por palestras, mini cursos e workshops.




Dia da Responsabilidade Social

Realizado no mês de Junho. Alunos, professores do curso e a Empresa Júnior se envolvem na prestação de serviços de ação e de responsabilidade social, apresentando soluções de moradias de baixo custo àqueles que pretendem de alguma forma obter sua casa própria, dando orientações quanto a aquisição de materiais e suas aplicações em reformas e/ou pequenos reparos em moradias já existentes.




Visitas dirigidas a empresas, eventos e instituições

Semestralmente são programadas visitas às linhas de produção de empresas a dim de conhecer os processos produtivos de materiais utilizados no dia a dia do engenheiro civil como aço, cimento, materiais cerâmicos, elétricos e hidraulicos. 




Empresa Júnior


O UNASP possui como filosofia, o desenvolvimento pleno de seus alunos, não só no âmbito acadêmico, mas também social, espiritual e profissional. Inserido neste contexto, a Empresa modelo surge como uma opção para o desenvolvimento prático dos alunos, facilitando o acesso ao estágio e servindo como uma porta de entrada para o mercado de trabalho.




Monitorias


O curso de Engenharia Civil do UNASP oferece, a cada semestre, monitorias em várias disciplinas. Veja, a seguir, o regulamento de monitoria e os horários relativos ao 2º sem/2011.

PARTICIPE!




Regulamento da Monitoria


Anexo: regulamento de monitoria.pdf

Monitorias - 2º semestre de 2011


Anexo: monitorias 2º_2011.pdf

Estágios


O Estágio Curricular Supervisionado (ECS) é uma oportunidade privilegiada para o exercício da prática profissional supervisionada, propiciando condições para análise desta prática à luz dos conteúdos inseridos no Projeto Pedagógico do Curso.
São atividades de aprendizado social, cultural e profissional proporcionando a participação do aluno em situações reais de vida e de trabalho realizadas na comunidade em geral ou junto a pessoas jurídicas de direito público ou privado, mediante o cumprimento de programa previamente aprovado pela supervisão de estágios da IES.
O ECS é regido pela Lei Federal de número 11.788, de 25 de setembro de 2008.
A carga horária semanal máxima permitida pela lei é de 30 horas (6 horas/dia), e a carga horária total exigida pelo Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Civil do UNASP é de 400 horas, distribuídas ao longo dos quatro últimos semestres do curso.
Somente poderá se matricular no ECS o aluno que estiver cursando a segunda metade do curso, ou seja, que tenha cumprido ao menos 50% do total de créditos de sua matriz curricular.



TCC


O TCC - Trabalho de Conclusão de Curso é requisito legal e obrigatório para obtenção do grau de Engenheiro Civil.

A escolha do tema depende da afinidade, da disponibilidade e das inclinações do pesquisador e seu orientador. Na escolha do tema, primeiro deve-se identificar o campo de estudo, a área do conhecimento e o tema que devem estarcoerentes com com as linhas de pesquisa do curso.

O curso de Engenharia Civil do UNASP estabelece como principais linhas de pesquisa:

          1. Construção civil;

          2. Sistemas estruturais;

          3.Transportes;

          4. Geotecnia; e

          5. Hidrotecnia.

Também de acordo com o apresentado no Projeto Pedagógico do Curso, o TCC de Engenharia Civil do UNASP deve conter, além de uma revisão bibliográfica atualizada sobre o assunto, uma aplicação prática.

Confira a agenda de apresentações dos TCCs 2011 no final desta página.




Manual de TCC do Curso de Engenharia Civil do UNASP


Anexo: regulamentode TCC.pdf

Manual para elaboração de Projeto de Pesquisa - UNASP


Anexo: manual para projeto de pesquisa.pdf

Manual para elaboração de TCC - UNASP


Anexo: manual para TCC.pdf

APRESENTAÇÕES DE TCCs - 2011


Anexo: TCCs 2011 engenharia civil.pdf

Atividades Complementares


As Atividades Complementares (AC) do Curso de Engenharia Civil do UNASP são parte integrante do currículo e estão previstas no Projeto Pedagógico do Curso.

Tratam-se de atividades extracurriculares realizadas pelos discentes, que desenvolvem habilidades e competências que complementam o conteúdo oferecido pelas disciplinas curriculares.

As ACs passíveis de atribuição de horas são as desenvolvidas pelo discente e que estejam alinhadas aos conteúdos, competências e habilidades relacionados ao campo de formação do curso de Engenharia de Civil. O cumprimento das AC se dá através da participação em:

1.    Eventos;

2.    Atividades de extensão;

3.    Atividades de pesquisa;

4.    Atividades de ensino;

5.    Publicações;

6.    Participação em órgãos colegiados;

7.    Atuação em programas e núcleos temáticos;

Outras atividades serão avaliadas pela Supervisão das AC e pela coordenação do curso, e se aprovada, merecerá atribuição de carga horária.

Atualmente, o curso de Engenharia Civil do UNASP prevê uma carga horária de 252 horas em Atividades Complementares.




Regulamento das Atividades Complementares


Anexo: regulamento das AACCs curso.pdf

Tabela de Atividades Complementares


Anexo: Tabela de atividades complementares.pdf

Solicitações


A seguir, encontram-se os modelos de solicitação de abono de faltas e prova substitutiva do curso de Engenharia Civil do UNASP.

O aluno deve preencher e assinar o formulário, além de anexar justificativa relacionada ao pedido.

Estes documentos devem ser entregues na secretaria do curso, no prazo máximo de 10 dias, contados a partir de sua ausência em aula ou avaliação.




Solicitação de abono de faltas


Anexo: abono de falta.pdf

Solicitação de prova substitutiva


Anexo: prova substitutiva.pdf

Horários de aula


Horário - 2º semestre/2011 - MANHÃ


Anexo: horario 2º sem 2011 matutino versao final.pdf

Horário - 2º semestre/2011 - NOITE


Anexo: horario 2º sem 2011 noturno versao final.pdf

Calendário de atvidades


Aqui você encontra o calendário de avaliações relativo ao 2º semestre de 2011.


Anexo: calendario de avaliacoes.pdf

SAEC


SAEC - Sistema de Avaliação da Engenharia Civil

De acordo com o Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Civil do UNASP, esta avaliação está pautada em um sistema acumulativo de conteúdos e conhecimentos, tratando-se de uma avaliação inter e multidisciplinar, realizada com a periodicidade estipulada pelo corpo docente, em colegiado. O SAEC tem por objetivo integralizar os conteúdos e conhecimentos, fazendo com que os alunos percebam seu perfil profissional de forma completa, a cada semestre cursado. Realizado semestralmente, suas questões são elaboradas e aplicadas pelo corpo docente do curso e sua nota compõe 15% da média final do aluno em cada componente curricular.

Neste semestre, o SAEC aconteceu no dia 09/10/2011, domingo, das 8:00 às 12:00.




CONFIRA O GABARITO


Anexo: gabarito SAEC.pdf

Confira seus pontos no SAEC (2º semestre/2011) e a nota correspondente no arquivo a seguir.


Anexo: notas SAEC 2º_2011.pdf

ENADE 2011


Os concluintes 2011 do curso de Engenharia Civil do UNASP terão a oportunidade de se prepararem para a prova oficial que será aplicada pelo Ministério da Educação em 06/11/2011, com revisões orientadas por professores nas cinco grandes áreas de conhecimento do engenheiro civil.

 

Confira a programação e participe!


Anexo: preparacao para o ENADE.pdf

Questionário Estudantil

Verifique se seu nome faz parte da lista em anexo.

Se fizer, você deve participar do Questionário Estudantil do ENADE 2011.

Compareça ao Laboratório de Informática I no dia 19/10/2011, às 20:20.


Anexo: cartaz questionario estudantil concluintes.pdf

Informações aos alunos selecionados

Não se esqueça de levar caneta esferográfica preta para anotar as respostas!


Anexo: carta aos alunos selecionados.pdf

Pós-graduação


O curso de Engenharia civil oferece 1 programa de pós-graduação Latu sensu na área:

 

Engenharia de Segurança do Trabalho

 

Objetivos: Capacitar o profissional para atuar no campo da Engenharia de Segurança do Trabalho, em prol da promoção, prevenção e preservação da integridade física e saúde dos trabalhadores. Os participantes deverão adquirir uma visão sistêmica e integrada das áreas do conhecimento relacionadas à segurança, medicina e higiene do trabalho, com o objetivo de formar profissionais com alto desempenho na prevenção de danos à pessoa, danos à propriedade, danos à imagem corporativa e danos ao meio ambiente intramuros e extramuros da empresa.

 

O curso proporcionará aos profissionais conhecimentos suficientes para:

 

  • Garantir a integridade física e saúde do trabalhador;
  • Garantir que as atividades da empresa não sofram soluções de continuidade;
  • Garantir a preservação do meio ambiente
  • Avaliar riscos e aplicar medidas de controle relativas ao ambiente de trabalho.
  • Realizar treinamentos contínuos e sistemáticos relativos ao uso, operação e manutenção de equipamentos no ambiente de trabalho.
  • Participar em conjunto com os trabalhadores e empregadores em toda ação, avaliação e controle dos agentes agressores existentes, que possam afetar a saúde do trabalhador, a integridade física e a melhoria da qualidade de vida.
  • Contribuir para a melhor assistência à saúde e segurança do trabalhador.

 

Público Alvo: O Curso destina-se a profissionais da área de engenharia, agronomia e arquitetura que possuam registro no CREA (Conselho Regional de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos), que trabalham ou pretendem trabalhar na área. Preparando um profissional competente e habilitado para conhecer e analisar os conteúdos básicos da área e as questões éticas que fazem parte da Segurança no Trabalho.

 

Período: Semestral