Thamires Mattos

Quando atos de repressão se tornam ordinários na vida do povo, é hora de uma mudança acontecer. Mas, como? Em suma, essa é a pergunta que a saga Jogos Vorazes, de Suzanne Collins, quer responder.

A série consiste em 3 livros: “Jogos Vorazes”, “Em Chamas” e “A Esperança”. Em 2011, a produtora americana Lionsgate começou a produção de quatro filmes baseados na saga. O elenco tem Jennifer Lawrence, ganhadora do Oscar de Melhor Atriz em 2012, como Katniss Everdeen. Josh Hutcherson encarna Peeta, enquanto Liam Hemsworth é Gale, melhor amigo de Katniss. O mentor dos tributos do Distrito 12, Haymitch Abernathy, é interpretado por Woody Harrelson, indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante em 2010. O canadense Donald Sutherland dá vida ao Presidente Snow.

Em um país distópico chamado Panem (derivado do latim, panem et circenses, traduzido como pão e circo), as pessoas estão distribuídas em doze distritos e uma Capital. Os distritos tem sua área de atuação específica, e a Capital é abastecida por eles. O presidente Snow governa a população de modo autoritário e totalitarista. Um sistema que foi instaurado após uma Guerra Civil entre os distritos e a Capital, 74 anos antes. Após a rebelião, os governantes decidiram diminuir a comunicação entre os distritos e lembrá-los, todos os anos, “quem é que manda” no sistema. Para isso, foram criados os Jogos Vorazes: competições anuais transmitidas em formato de reality show. Os participantes devem ter de 12 a 18 anos. Um casal é sorteado por distrito. Os tributos (como são chamados os competidores) são colocados em uma arena para lutar até a morte, e o sobrevivente receberá as honras e o dinheiro da Capital pelo resto da vida, enquanto seu distrito ganhará um suprimento extra de alimento por um ano.

Katniss Everdeen é a narradora da história e a personagem principal. Ela tem 16 anos e mora com a mãe e a irmã de 12 anos, Primrose (apelidada de Prim) no distrito mais pobre de Panem – o 12. A população trabalha em minas de carvão e vive da agricultura de subsistência e caça ilegal. O dia da Colheita (sorteio dos jogadores) chega, e Prim é sorteada como tributo do distrito em seu primeiro ano de elegibilidade. Katniss, então, decide se voluntariar em seu lugar. Ao lado dela como tributo, está o jovem Peeta Mellark. Ao contrário de Katniss, Peeta é extremamente talentoso com as palavras.

Essa habilidade vem a calhar, já que entrevistas são conduzidas com todos os tributos antes do início dos Jogos. Katniss consegue se sair bem na conversa transmitida em rede nacional com Caesar Flickerman (um dos apresentadores dos Jogos Vorazes) com a ajuda de seu estilista, Cinna. Ele sugere a jovem que seja o mais natural possível e se comporte de maneira sincera. Com um humor irônico, ganha a confiança dos telespectadores. No entanto, o “show” fica com Peeta: ele declara um amor platônico por Katniss, fazendo dos dois tributos do Distrito 12 os “amantes desafortunados” de Panem.

Na arena, Peeta e Katniss conseguem sobreviver, mas tem um problema: os jogos só tem um vencedor. Por causa da mentira de Peeta sobre seu amor platônico, a audiência deseja ver os “amantes desafortunados” juntos. Katniss tem uma ideia: os dois deveriam fingir uma tentativa de suicídio em conjunto, com a ingestão de amoras venenosas. Quando o plano é colocado em ação, os organizadores dos jogos impedem a morte do suposto casal, já que eles são adorados pelos moradores alienados da Capital. A coroa de vencedores dos 74º Jogos Vorazes vai para Peeta Mellark e Katniss Everdeen.

Mesmo que os moradores da Capital acreditem no romance de Peeta e Katniss, os de alguns distritos não ficam convencidos. Eles veem em Katniss um símbolo de resistência e luta contra o sistema – afinal, ela conseguiu burlá-lo. Manifestações acontecem em diversos lugares de Panem, pedindo democracia e a saída de Snow do poder. Assim, uma nova guerra começa no país.

A história evidencia a desigualdade social, escolhas morais duvidosas para a sobrevivência (como as mentiras de Peeta e Katniss) e estratégias do governo para a manutenção do status quo com a política de pão e circo. Os moradores da Capital usufruem das melhores tecnologias e de alimento em abundância, enquanto os do Distrito 12 mal tem o que comer e vestir. A crítica à sociedade massificada está presente na alienação causada pelo reality show Jogos Vorazes , que ocupa a maior parte da grade televisiva. O conteúdo disseminado pelo governo entra na mente dos moradores sem criticidade e cheios de privilégios. A população que se revolta sofre punições em praça pública que são transmitidas em rede. A mídia tem o controle, e, no terceiro livro da saga (Mockingjay), é usada como arma contra o governo de Snow: Katniss se torna a garota-propaganda da revolução em vídeos promocionais veiculados ilegalmente na televisão.

Ler e assistir a saga distópica Jogos Vorazes não é uma tarefa para quem quer apenas entretenimento: é preciso sagacidade para compreender que Panem não é um lugar tão distópico assim.