home |
      Reportagem    
     

Cibercultura

   
     

Pensar, falar, comunicar, interagir, aprender, ensinar, enfim, tudo tomou novo curso com o surgimento da internet. Os criadores da rede mundial de computadores – e nós também não - nunca imaginaram que ela pudesse chegar tão longe e se tornar tão determinante de nosso cotidiano. A presente edição busca somar ao tão acalorado debate sobre os impactos da revolução cultural que o mundo virtual está preconizando.


   
     
   
     
internet e língua portuguesa
Virtualização dos desejos
O gênero determina a linguagem   Ouvir   Download
Cígredy Neves
Miguelli Simioni
   
 
 
 

geeks

  Tecnologia e sociedade      
 

Nem hackers, tampouco nerds

 

O mundo é uma grande citação entre aspas

 
 

Miriam Lopes

 

Dayse Hálima

     
     
O Brasil foi feito pra isso

"As tecnologias digitais abriram um grande panorama de oportunidades criativas. CC oferece aos criadores um caminho simples para proteger alguns de seus direitos enquanto encoraja outros a construir e compartilhar seu trabalho. A cultura brasileira é, por natureza, feita para esse tipo de energia criativa."

  Globo censura avatares no Second Life
 
     
 

Meio milhão de dólares para o Second Life

 
     
 

Pirataria na TV digital

 
     
 
  acadêmica  
     
 

Jornalismo Cultural e crítica anêmica  

 
     
 

Sem rodeios, impera, no Brasil, uma prática de estelionato intelectual, em nome do qual se oferta ao público “caderno cultural” cuja adjetivação é negada pela substância inconsistente e fraudulenta das matérias. Tudo não passa de “guia de eventos”, com fins promocionais. Em síntese, a publicidade se apoderou de todos os campos geradores de notícia e informação.

 
     
   
 
 

Para você, quem está no topo da lista das “Sete Maravilhas do Mundo Virtual”?

 
 

Google
Second Life
Wikipedia
Youtube
Creative Commons
Napster
Orkut

 
 
 

Cadastre seu e-mail e receba as últimas informações do Canal da Imprensa.

 
 
 
 
 

"O surgimento da internet causou tanto impacto sobre a sociedade que hoje se convenciona chamar a rela- ção de simbiose entre a so- ciedade e as tecnologias vir- tuais de CIBERCULTURA. É uma análise das manifesta- ções da cibercultura na so- ciedade que procuramos re- alizar na presente edição."

 
 

 
 
 

"Mais do que me- lindrosa, a pauta sobre clonagem, aborto e células-tronco exi- ge um conhecimento científi- co um pouco além do con- vencional. Essa deficiência pode ser percebida nos tex- tos dos nossos articulistas. Aliás, creio que esse é um ponto que deveríamos ter abordado em nossa edição: até que ponto a formação científica geral ou específica do jornalista compromete a cobertura da imprensa sobre as questões bioéticas?"

 
   
   
 

...toda criança tivesse um laptop?

“A surpresa da mãe era com- preensível. Sua família jamais teve acesso a computador – e, na verdade, aquilo era um laptop. Como poderia ser que o filho recebesse um com- putador de graça na escola?”