home |
      Reportagem    
     

Polêmicas da ciência

   
     

A discussão sobre as células-tronco, clonagem e aborto ganha cada vez mais espaço na opinião pública, mas boa parte dos brasileiros ainda não compreende o bê-á-bá da ciência. E a cobertura da mídia pode não estar colaborando para que essa realidade mude.


   
     
   
     
impresso em foco
impresso em foco
Folha fácil
Deus atrapalha
jogo aberto
jogo aberto
Frei Antônio Moser
Lygia Pereira
   
 
 
 

desinformaÇÃO

  CIÊNCIA E RELIGIÃO   Sociedade  
 

Show de histórias

 

Ninguém sabe do que fala

 

Vida melhor

 
 

Dayse Hálima

 

Franciele Mota

 

Jocielma Carlos

 
 
 

Folha

  ESTADÃO   veja  
 

Folha fácil

  Luta pelo controle da vida   Veja o lado positivo  
 

Miguelli Simioni

 

Miguelli Simioni

 

Cida Barbosa

 
             
 

Época

  time / NESWEEK      
 

Viés bem definido

  Deus atrapalha      
 

Rosemeire Braga

 

Rodrigo Galiza

     
     

Debate polêmico

Frei Antônio Moser Os meios de comunicação precisam fazer o contraponto e dar espaço igual para ambas as partes. Sem privilegiar um lado em detrimento de outro. Isso é fundamental."

Lygia Pereira - "Eu avalio a atuação da imprensa de maneira positiva. Ela desempenhou o papel de informar e refletir o interesse da sociedade pelo tema."

   
 

Embrapa oferece prêmio para reportagem

 
 

Concurso premia reportagens em educação

 
   
 

RCTV transmite programação em praça pública

 
  Processo contra censura termina em prisão no Paquistão  
 

Jornalismo impresso e online estão em alta

 
 
  identidade  
     
 

Mayana Zatz - é uma das cientistas mais influentes nas pes-quisas com células-tronco no Brasil. É constantemente en-trevistada por veícu-los de comunicação.

 
     
   
 

Filme

 
 

a ilha

 
 

A Ilha é um longa-metragem ficcionis-ta, que se passa em 2019. Envolve a po-lêmica da clonagem para obtenção de órgãos saudáveis. O filme é de 2005 e é dirigido por Michael Bay.

 
   
 
 

Quem deveria ocupar mais espaço na mídia na discussão sobre o aborto?

 
 

Religiosos
Cientistas
Sociedade
Governo
Nenhum deles. A cobertura está equilibrada

 

Na última edição do semestre, o Canal quer deixar um legado cultural. É uma análise de como a Internet está alterando a sociedade. Você poderá conferir reportagens e artigos que procurarão fazer um raio-X da influência da Internet na cultura brasileira.

 
 
 

Cadastre seu e-mail e receba as últimas informações do Canal da Imprensa.

 
 
 
 
 

"Recorde! É assim que nós do Canal definimos o mês de maio, período no qual obtivemos o maior número de acessos do ano! No entanto, mesmo com tanta festa, nos aproximamos de um grande recesso. Mas, antes disso, você não pode deixar de acompanhar nessa edição uma análise acurada do tratamento que a mídia tem dado às polêmicas das células-tronco, da clonagem e do aborto."

 
 

 
 
 

"A visita papal tornou-se pauta indispensável do Canal. De modo geral, acredi-to que o tema foi bem abor-dado, pois conseguiu dar um panorama da cobertura da imprensa sobre o assunto e apontar as principais lacunas da mesma. Dois pontos deixa-ram a desejar: uma contex-tualização mais apurada das peculiaridades históricas dos pontificados de João Paulo II e Bento 16, bem como um enfoque no Celam."

 
   
   
 

...a mídia descobrisse um clone humano?

O delegado Barin disse ainda que, de acordo com as investigações e os documen-tos coletados no laboratório, o casal, não consolado com a morte do filho, procurou o la-boratório Clonaid e solicitou a reprodução do filho. Os pais teriam pago aproximadamente 50 mil dólares para a reprodu- ção, e o laboratório teria utili-zado células preservadas da pele da criança que morreu.

 

"A criança e o adolescente têm direito a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas so-ciais públicas que permi-tam o nascimento e o de-senvolvimento sadio e har-monioso, em condições dignas de existência."

 

Art. 7º do Estatuto da Criança e do Adolescente