home |
      Reportagem    
     

Bento 16 no Brasil

   
     

A visita do papa Bento 16 ao Brasil foi amplamente divulgada por toda a imprensa. Seus discursos conservadores e polêmicos ofereciam uma grande oportunidade de debate. Mas a mídia não aproveitou.


   
     
   
     
além dos fatos
jogo aberto
Papas na língua
Ivo Lucchesi
o que aconteceria se...
impresso em foco
...o papa Bento 16 fosse baleado?
Compromisso com a informação
   
 
 
 

Antigo e novo

  Dogmas   exagerados  
 

Papas na língua

 

Pouco carisma, mais doutrinamento

 

As extravagâncias da mídia

 
 

Rodrigo Galiza

 

Márcio Tonetti

 

André Leite

 
 
 

Folha

  Estadão   veja  
 

Compromisso com a informação

  Mídia catequizada e Igreja em alta   Um papa não muito pop  
 

Rosemeire Braga

 

Daniel Liidtke

 

Kimberly Santana

 
             
 

Época

  CartaCapital      
 

Na medida do possível

  O cara      
 

Dayse Hálima

 

Míriam Lopes

     
     

Não há contraditório

Ivo Lucchesi – professor de Comunicação das Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha), no Rio de Janeiro. É doutor em Teoria Literária e autor de livros, ensaios nas áreas de crítica literária e crítica da cultura.

"O problema real reside na questão de fundo: a mídia brasileira não tem autonomia crítica, à altura de confrontar estruturas de poder. A mídia, no seu modelito justo, optou por deixar na periferia as reais questões que a vinda de Bento 16 suscitou."

   
   
   
   
 

The Wall Street Journal na mira de Rupert Murdoch

 
  Thomson compra Reuters  
 

Rádio CBN agora tem sua versão televisiva

 
 
  identidade  
     
 

Joseph Ratzinger - foi um dos homens mais influentes no Vatica- no, mais próximo do papa João Paulo II e um dos mais poderosos integrantes da Cúria Romana. Foi eleito papa num conclave considerado o mais rápido da história.

 
     
   
 

Filme

 
 

Em nome do amor

 
 

Karol, o homem que se tornou Papa é um drama-documentário que conta a vida do papa João Paulo II, antecessor de Bento 16. Lançado em 2005, o longa-metragem tem por finalidade principal mostrar a vida de um homem simples que se tornou um dos papas mais prestigiados entre as pessoas.

 
   
 
 

Qual desses assuntos poderiam ter sido mais abordados pela mídia?

 
 

Canonização de Frei Galvão
Discursos polêmicos
Reação dos fiéis
Guerra Globo X Record
Conferência dos bispos

 

Na próxima edição o Canal tratará de três temas polêmicos: células-tronco, aborto e clonagem. Aliás, o papa Bento 16 falou sobre isso em sua viagem ao Brasil. Mas é pura coincidência. O tema já estava definido e os articulistas já tinham recebido a pauta antes da chegada do papa. Confira em 7 de junho!

 
 
 

Cadastre seu e-mail e receba as últimas informações do Canal da Imprensa.

 
 
 
 
 

"Após a tão esperada visita de Bento 16 ao Brasil, sobram opiniões com respeito à co- bertura da imprensa brasi- leira. Apesar de estar longe de ser um papa diplomático como seu antecessor, Bento 16 tem visto seus discursos 'conservadores' e 'dogmá- ticos' penetrarem como nunca em jornais e revistas de todo o mundo. Com suas contundentes declarações sobre os desafios que o século 21 impõe à igreja, o papa nunca foi tão 'pop'."

 
 

 
 
 

"A crise aérea já se estende por meses no Brasil e na mídia nacional. Por isso a temática ainda, infelizmente, é oportuna. O problema, no entanto, é que falhamos no mesmo ponto em que fun- damentamos boa parte da nossa crítica. Não consegui- mos ir ao âmago da crise, que, pelo que parece, ultra- passa a esfera meramente política, mostrando-se um descaso para com a infra-estrutura do transporte aéreo brasileiro."

 
   
   
 

...o papa
Bento 16 fosse baleado?

“Tristeza e desespero toma- ram conta dos fiéis no dia em frei Galvão seria considerado o primeiro santo brasileiro. O papa Bento 16 foi baleado no país onde mais existem católi- cos e onde o número de evangélicos aumenta a cada ano. E as emissoras de TV pu- blicam somente as informa- ções que interessam a cada uma. Mas e o povo?”

 

"É preciso dizer ‘não' àqueles meios de comuni- cação social que ridicula- rizam a santidade do matri- mônio e a virgindade antes do casamento."

 

Papa Bento 16 durante a canonização de frei Galvão.