home |
 

Canal na imprensa regional

A cada dia sinto mais orgulho de coordenar o projeto Canal da Imprensa. Eu falo projeto porque já faz algum tempo que posso considerar o Canal muito mais do que apenas uma revista eletrônica. Ele é revista, escola de formação para jornalistas, embrião de grupo de pesquisa e agora é também sinônimo de educação para a mídia.

Nesta edição, firmamos uma parceria com o Instituto Alana, organização não-governamental que atua na área de educação, cultura e assistência social na periferia e favelas urbanas da Grande São Paulo e que representa o Brasil na campanha mundial “Desligue a TV”.

Dedicamos essa edição inteira somente para a TV. Aqui você irá encontrar um panorama do que tem feito sucesso na telinha brasileira quando o assunto é ética (ou melhor, a falta dela). Esperamos dessa forma, colaborar para a grande mobilização mundial que ocorrerá entre os dias 24 a 30 de abril: a semana do “Desligue a TV” que, só no ano passado, envolveu mais de 80 países e conseguiu a marca de 8 milhões de televisores desligados nos setes dias de campanha. Para mais informações, é só acessar o site www.desligueatv.org.br.

Mas nossas novidades não param por aí! Desde o dia 11 de abril, o Canal da Imprensa tem uma coluna fixa no jornal O Regional , que circula nas cidades circunvizinhas ao Unasp. Todas as terças-feiras, o Canal aborda temas de crítica de mídia para os leitores de Artur Nogueira, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Estiva Gerbi, Holambra, Jaguariúna, Mogi Guaçu, Mogi Mirim e Santo Antônio de Posse.

Em nossa coluna semanal, discutimos temas atuais que envolvam a ética e a postura da imprensa e que despertem no leitor a necessidade de se fazer uma leitura crítica de tudo aquilo que ele lê, ouve e vê. Queremos que os leitores das nove cidades que o Canal está atingindo tenham consciência do poder que a mídia exerce sobre suas vidas e de como eles devem assimilá-la de maneira crítica. Educação para a mídia é o que, de fato, pretendemos com essa nova empreitada.

Mas você, caro leitor, não ficará por fora do nosso trabalho na imprensa regional. Iremos colocar no site, a cada edição, os melhores textos publicados no jornal O Regional. O nome da seção é “O Canal na imprensa” e vai ficar bem juntinho do já consagrado “Jogo aberto”. O melhor de tudo: a novíssima seção já começa nesta edição, com o texto “Quem usou quem?”. O texto é da aluna Larissa Jansson, que analisa a relação da mídia com o circo montado pelos advogados de Suzane Von Richthofen!

Quer mais? Tudo bem, tudo bem. Logo abaixo você pode conferir, na íntegra, o primeiro texto publicado no jornal O Regional e assim conhecer melhor nossa proposta na imprensa da região.

Até a próxima edição!

Allan Novaes

Editor-chefe

Mídia e você: tudo a ver?

Você já parou para pensar que, atualmente, é impossível fugir do convívio com os meios de comunicação? Uma breve caminhada da sua casa até o comércio mais próximo é suficiente para ser abordado por uma série de sons, imagens e apelos dos mais diversos – são outdoors, músicas, cartazes, comerciais televisivos, revistas, enfim, uma série de mídias dizendo o que você deve ouvir, ver, gostar, sentir ou comprar.

A onipresença dos meios de comunicação é algo que não dá pra negar e enquanto você lê esse jornal, provavelmente deve estar se perguntando “Mas qual é o problema?” A resposta é, ao mesmo tempo, simples e frustrante: nós ainda não sabemos. Quer dizer, não sabemos tudo que deveríamos saber para ter uma relação tão dependente da mídia como a que nós apresentamos no início do século 21. È que o impacto da mídia sobre o ser humano e a sociedade é um campo de estudo recente em relação a outras áreas do conhecimento, e tudo o que pesquisadores e especialistas conseguiram descobrir até agora mostram que as coisas não andam muito bem.

Iniciativas das últimas décadas - e que se fortaleceram nos anos 90 – tentam dar os primeiros contornos de como devemos nos comportar nessa nova era tecnológica e social. Mas no Brasil, devido ao desinteresse do governo e dos veículos de comunicação em construir uma estrutura social que ampare uma assimilação crítica das mídias, não temos uma política oficial que nos ajude nesse sentido.

E foi diante desse cenário desafiador que surgiu a revista eletrônica Canal da Imprensa. Idealizada pelo professor e jornalista Ruben Holdorf e concebida pelos alunos de Comunicação Social do Unasp, o Canal estreou nas páginas da internet em agosto de 2002, com a missão de analisar e criticar o papel da mídia nacional e internacional e apontar posturas antiéticas ou abusivas dos meios de comunicação.

Nessa altura do texto, você já deve ter adivinhado qual será a proposta dessa coluna, não é mesmo? Com esse espaço, a equipe do Canal da Imprensa trará semanalmente aos leitores do jornal O Regional análises, informações e críticas sobre tudo o que se passa no mundo da comunicação.

Aqui, queremos mostrar a você, leitor, como é feito um jornal, quais são os bastidores de um programa de TV ou mesmo como se escolhe as matérias de capa de uma revista. Nosso objetivo é dar a você ferramentas para assimilar criticamente e, sempre criticamente, tudo aquilo que a mídia muitas vezes transmite como fato.

Estaremos sempre alternando informações e análises da mídia com entrevistas. Serão grandes profissionais e especialistas da comunicação que irão soltar o verbo sobre a mídia - para você descobrir que não se pode confiar em tudo o que se lê, ouve e vê.

Não vê a hora de conhecer mais o outro lado da mídia? Nós também não vemos a hora de trazer essas informações para você! Mas caso você não consiga se “segurar”, acesse o site www.canaldaimprensa.com.br com uma das melhores críticas de mídia do Brasil.

Ah, já ia me esquecendo: você pode enviar quaisquer comentários, sugestões ou dúvidas sobre a mídia para o e-mail canaldaimprensa@unasp.edu.br.

Nosso compromisso será, acima de tudo, com você. Até a próxima semana!

Allan Novaes

Editor-chefe do Canal da Imprensa e professor do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp).