UNASP A+

Lixo Extraordinário

Natanael Duarte

.

13/02/14

Lixo extraordinário é um fantástico documentário sobre a vida dos catadores de lixo de Jardim Gramacho – Duque de Caxias (um dos maiores lixões do mundo). Incentivados por Vik Muniz (leia a seguir), aprenderam a valorizar ainda mais suas profissões, ajudando a construir do lixo, lindos quadros de arte para serem leiloados em Londres. Acreditem, um dos quadros foi vendido por 45 mil Dólares.

Vik Muniz de origem humilde, hoje é um doa maiores artistas nacionais. Erradicado em Nova York, vende sua arte que interage com a realidade moderna de nosso planeta. Um grande exemplo é sua afeição por transformar lixo em arte. Provavelmente você já tenha visto uma de suas obras, mas nunca chegou a conhecer o trabalho do artista.

Assista ao documentário produzido pelo inglês Angus Aynsley em parceria com a O2 Filmes de Fernando Meireles. Esse documentário pode nos inspirar a modificar as coisas ao nosso redor, além de nos tornar mais sensíveis com o mundo exterior. Conheça a história dos incríveis catadores de lixo e a vida pobre do hoje renomado Vik Muniz.

 

O contexto

Mais de 64 milhões de toneladas de lixo foram produzidos no Brasil só no ano de 2012, segundo a Agência Brasil de noticias.

O brasileiro tem pouca consciência do destino do seu lixo e isso caracteriza uma ineficiência na nossa educação enquanto cidadãos. Uma ineficiência no modo como enxergamos o mundo ao nosso redor.

Segundo o site LIXO.COM.BR estima-se que de cada mil brasileiros, um é catador de resíduos recicláveis e de cada dez catadores, três gostariam de continuar a fazer o que fazem. Consiste em dizer que parte deles sente orgulho do papel que desempenham como cidadãos.

Os catadores de lixo são responsáveis por gerar grande parte do reaproveitamento de materiais recicláveis. Estão trabalhando nos grandes centros, nas estradas municipais e em grandes lixões. Desse modo, movimenta uma economia verde e acabam assim sustentando suas famílias.

Certamente há uma triste realidade a ser enfrentada por esses profissionais em sua jornada diária de trabalho. Essas pessoas têm enfrentado uma visão preconceituosa da população. Grande parte deles vive na informalidade e aparentemente, mesmo desempenhando um papel de suma importância para toda a sociedade, estão marginalizados por ela.

 

Assista o documentário:

 

 

Natanael Duarte é Publicitário, formado pelo UNASP-EC e atua na área de redação.

Foto: Site Obvious Lounge

 

Posts Populares

Ver e Olhar

Ver e Olhar - Tiago Arrais

Seus planos de estudos fracassaram nas férias? Entenda a razão.

Seus planos de estudos fracassaram nas férias? Entenda a razão.

Lixo Extraordinário

LIXO