UNASP A+

Seus planos de estudos fracassaram nas férias? Entenda a razão.

Ivan Rezende

.

12/02/14

Universitário vive correndo contra o tempo e no fim do semestre a maioria está estressada. Sonham com o início das férias, sinônimo de dias preguiçosos, seriados (como se não assistissem durante o período letivo), gordices e mimo de mãe. Bom, é pelo menos isso que passa na cabeça da maioria, né? Por outro lado tem aqueles que apesar de todo o estresse e toda a correria, no fim do semestre, se propõem a uma férias extremamente produtiva. A partir daí o discurso pessoal é o seguinte: “Nessas férias vou adiantar várias leituras para o próximo semestre, vou focar nas minhas maiores dificuldades de aprendizagem, tentar corrigir e vou até aprender um novo idioma. Vai ser sucesso.” Tudo muito lindo, no papel! ;)

 

Primeiro dia de férias:

 

6:30h, o sono!
O celular desperta 6:30 da manhã, pois ainda está programado com horário dos dias de aula. Você acorda, desliga e pensa: “Passei o semestre todo acordando cedo, mereço dormir até umas 9  hoje”. 5 horas depois você ouve “Filho(a) levanta e lava o rosto que o almoço está pronto!” -.-
Leva um tempo, mas após alguns dias, uma semana e meia talvez, você percebe que acordar cedo não vai rolar, e diz para si mesmo que se trata de uma questão biológica, que o sono é fundamental, afinal os médicos dizem que são necessárias  de 6 a 8 horas de sono para viver bem e como você está indo dormir lá pelas 4 da manhã, acordar as 12:00 faz todo sentido!
Resolvido a questão do sono é hora de reorganizar o cronograma para que ele funcione na parte da tarde,  apenas, pois a noite é da família.
Depois do almoço é um bom momento para se manter informado, assistir um telejornal, um canal de esportes e por quê não algo engraçado?!

 

14:30h, você acorda…
Uma cochiladinha básica em frente à Tv, rs. Fome, mas fome de besteira. É isso que entorpece a mente no meio da tarde, surge a motivação“vou na padaria comprar alguma coisa pra comer enquanto estudo”. Existe uma coisinha chamada distração que faz questão de nos roubar o pouco tempo que temos. Já no caminho da padaria você encontra um, encontra outro e “Beleza então, vamos marcar alguma coisa sim, me liga!”

 

17:00h, mãe ligando!
“Onde você está?” Mentir ou falar a verdade?
Falando a verdade: “Oi mãe, dei uma passada na padaria encontrei fulano, to aqui na locadora escolhendo um filme, a galera quer se juntar na casa da fulana pra assistir. De noite eu to em casa.”
Falando a mentira: “De noite eu to em casa!”

 

21:00h, em casa!
“Filho deixei seu prato no microondas, esquenta lá!”
“Valeu mãe, mas to sem fome acabei de comer um lanche com o pessoal, to pesadão!”
Você vai pro quarto da aquela acessada na internet, decide ler alguma coisa e permanece assim até a consciência acusar ” Você disse que esse era o período do dia que ia curtir a família.”

 

21:30h, Sala!
Novela é uma coisa que mãe gosta de assistir e das duas uma, ou você também gosta ou fica ali só pra dizer que está presente!

 

22:30h, os amigos!
“Mãe, não quer dormir no quarto?”
“Não estou dormindo não!” ela responde.

Seu celular toca “Alô, a… Em casa, com meus pais! Quando? Agora? Então … Não sei, deixa eu pensar. Te ligo daqui uns 20 min, bele? Té mais então!”
“Quem era?”
“Uma turma da facul, tao querendo dar uma volta, comer alguma coisa!”
“Mas você disse que estava sem fome!”
“Mas isso já faz uma hora né mãe.”

 

22:50h, família!
Você começa a se questionar, “fico em casa um pouco com meus pais ou saio com a galera? ”Bom… Minha mãe ta dormindo no sofá, meu pai vendo o jogo no quarto. E eu me propus a passar o período da noite com a família… Mas pensando bem, amigos são a família que podemos escolher, então não estaria violando meus planos se eu saísse com eles! É isso. “MÃE, TO SAINDO!”

 

2:30h, em casa de novo!
Virar a chave de vagar e entrar só de meia é o segredo para não incomodar aqueles que dormem, seus pais! rs. Uma coisa muito legal das férias é que o organismo passa a se adaptar aos novos horários, logo o colchão sai da cama do quarto e vai para o chão da sala e depois de um dia corrido, a melhor maneira de relaxar é através do prazer proporcionado pelo bom e velho VÍDEO GAME!

 

4:00h, dormir também faz parte!
Dominado pela overdose de entretenimento o corpo sucumbe ao sono, as 7 horas de sono entram em vigor. E  assim termina o primeiro dia de férias.

Para entender como seus planos de estudos não deram certo nessas férias, basta multiplicar a rotina desse primeiro dia vezes 45! A solução é simples e exata, é claro que existem algumas variantes durante o percurso, mas se seu plano de estudos de férias também falhou… A conta vai servir! ;)

 

Bom retorno as aulas!

 

Ivan Rezende é aluno de Publicidade e Propaganda do UNASP-EC e atua na área de Redação e Social Media.

Foto: Site Sun Wing

 

Posts Populares

Ver e Olhar

Ver e Olhar - Tiago Arrais

Seus planos de estudos fracassaram nas férias? Entenda a razão.

Seus planos de estudos fracassaram nas férias? Entenda a razão.

Lixo Extraordinário

LIXO