UNASP A+

Ver e Olhar

Tiago Arrais

.

11/02/14

“e Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus…” Êxodo 3.6

 

O começo do terceiro capítulo do livro de Êxodo introduz uma ênfase na palavra “ver” – no hebraico ra’a. Até o verso 6, o verbo aparece cinco vezes (seis se contarmos a palavra “maravilha” no verso 3 que vêm da mesma raiz). Três das cinco vezes, a palavra está ligada a Moisés.

 

Moisés vê, vê, vê.

 

Mas, finalmente, quando Moisés percebe que a sarça ardente não contém apenas uma “grande maravilha”, mas o próprio Deus, o texto diz (3.6):

 

“Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus.”

 

A palavra “olhar” (o verbo nvt) no hebraico é diferente da palavra “ver”. Está ligada a observação, a olhar com cuidado, a contemplar (veja: Gen 15:5; 19:17, 26; Ex 33:8; Num 12:8; 21:9; 23:21; 1 Sam 2:32, 16:7).

 

Aquele que vê, vê, vê… teme olhar.

 

Este texto me lembrou de nossa geração de cristãos. Uma geração acostumada a ver, ver, ver. Uma geração acostumada a ver “grandes maravilhas” além da simplicidade da sarça. Acostumada a ver e requisitar programações, shows e eventos de suas igrejas.

 

Uma geração acostumada apenas a ver, mas não disposta a olhar. Pois na hora de olhar, de observar, de se aprofundar no Deus que fala através da Palavra, se esconde.

 

O final do livro de Êxodo mostra um Moisés diferente. Um Moisés que, com o tempo, aprendeu a olhar e falar com Deus “face a face, como qualquer fala com o seu amigo” (Êxodo 33.11).

 

Que esta seja nossa história. Que possamos aprender com o tempo, que vale a pena nos aprofundarmos nas profundezas de quem Ele é, através da simplicidade da Palavra.

Vamos deixar de ver, e passar a olhar.

 

PS: Não desperdice oportunidades aparentemente simples (Deus estava na sarça!) de encontrar a Deus. Mesmo que a sarça seja um estudo bíblico vazio, ou um culto no meio da semana, ou até mesmo um estudo da Palavra no som do silêncio no fim de um dia.

 

 Tiago Arrais é músico e compositor. É também graduado em Teologia pelo UNASP EC e hoje faz doutorado no exterior.

 

Posts Populares

Ver e Olhar

Ver e Olhar - Tiago Arrais

Seus planos de estudos fracassaram nas férias? Entenda a razão.

Seus planos de estudos fracassaram nas férias? Entenda a razão.

Lixo Extraordinário

LIXO